Nossa Senhora da Abadia

Nossa Senhora da Abadia é um título dado a Virgem Maria, invocada na Igreja Católica. A origem do nome provém da freguesia de Santa Maria do Bouro, concelho de Amares, no norte de Portugal. Esta devoção surgiu a partir de uma imagem proveniente do Mosteiro das Montanhas, na região de Braga, Portugal, no ano de 883. No Brasil a imagem é cultuada, sobretudo, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo.

Abadia é o nome que vem de Abade, o qual é o superior de uma comunidade de monges, eleito por eles com total autoridade e jurisdição ordinária sobre ela. Por isso, Abadia pode significar a comunidade religiosa ou residência dos monges. A imagem de Nossa Senhora da Abadia é muito bonita. Representa Maria de pé, segurando com a mão o menino Jesus com uma coroa. E com uma belíssima roupa das cores verde com flores, rosa, azul e me na mão direita um cetro para guiar os seus filhos e filhas e na cabeça uma linda coroa.

Origem da devoção

A devoção a Nossa Senhora da Abadia é originária de Portugal.
A imagem de Nossa Senhora da Abadia é bastante antiga, procedente do Mosteiro de Bouro, situado no concelho de Amares, em Portugal. Por isso é também chamada Santa Maria de Bouro. O Mosteiro de Bouro já existia naquela região por volta do ano 883. Naquele tempo, Portugal e Espanha tinham sido invadidos pelos mouros, que professavam a religião muçulmana. Com receio dos mouros, os monges abandonaram o Mosteiro e, para evitar a profanação da imagem da Virgem Santíssima, esconderam-na.

Após muitos séculos, no tempo do Conde D. Henrique, o fidalgo Pelágio Amado abandonou sua vida mundana e tornou-se eremita. Ele foi viver com um velho ermitão na ermida de São Miguel, perto de Braga.

Certa noite, num vale próximo da ermida, os ermitãos viram que brilhava uma luz bastante forte. Na noite seguinte, constataram que o fato se repetiu. Quando amanheceu, foram até o local, onde encontram uma imagem mariana entre as pedras. Cheios de júbilo, eles se prostaram diante da imagem e, agradecidos, passaram a venerar nela a Virgem Maria.

Muitos devotos, os eremitas mudaram-se para aquele local e construíram ali uma simples ermida, onde colocaram a imagem. Tendo sabido do fato, o arcebispo de Braga foi visitar a imagem naquela ermida. Sensibilizado com a pobreza dos ermitãos, o bispo ordenou que edificasse uma igreja para abrigar a imagem. A igreja foi construída de pedra lavrada.

Paulatinamente, outros religiosos foram morar com os dois ermitãos, constituindo uma abadia. Com o aumento de prodígios realizados sob a intercessão da Virgem Maria, a devoção se espalhou e ficou conhecida em todo o país. O rei D. Afonso Henriques fez sua peregrinação à igreja, onde deixou boa doação para o sustento do culto e dos monges.

Festa mariana do Brasil

A festa em honra a Nossa Senhora da Abadia foi traduzido ao Brasil pelos portugueses, implantando-se, sobretudo, em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados.

Atualmente, o grande centro de romarias em Goiás se localiza na cidade de Niquelândia, no povoado de Muquém. No Triângulo Mineiro é o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria a antiga Água Suja e em Uberaba que se concentra essa devoção. A festa de 15 de agosto atrai um grande número de devotos que vem venerar a Virgem de Bouro. Durante a festa de Romaria, a procissão é interessante, pois os peregrinos cumprem suas promessas de diversas maneiras. Um romeiro carrega, vergado, uma pesada pedra. Outro transporta um aleijado nos ombros. Sem camisa, vários levam velas ou vasilhas com água na cabeça. Outros ainda açoitam-se ou fingem açoitar-se e assim por diante. Com os seus gestos simples, os devotos agradecem os benefícios conseguidos pela intercessão da Mãe de Deus. Em Sacramento (Minas Gerais), a Matriz de Nossa Senhora da Abadia, que tornou-se paróquia em 2010, destaca-se por sua novena e festa em honra a Mãe de Jesus, que acontece desde 1877. No município de Romaria, ocorre a sua maior festa. Nossa Senhora da Abadia é a padroeira da Arquidiocese de Uberaba e da Cidade oficializada pela lei 10.196 de 15 de agosto de 2008, em Minas Gerais, é titular da catedral dessa cidade. assim, a devoção é bastante forte e enraizada. Há o chamado de belo e piedoso Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que foi inaugurado em 1881. Sua imagem foi trazida do Rio de Janeiro. A festa de 15 de agosto atrai os uberabenses e devotos da região, que participam aproximadamente umas 100 mil pessoas das cerimônias religiosas com muita piedade. Mesmo os uberabenses que moram fora da cidade, participam. De Goiás a devoção propagou-se para o Triângulo Mineiro e São Paulo. Em Muquém,em um distrito da cidade de Niquelândia(capital do níquel), chamado Múquem, Goiás, há a festa de 15 de agosto, desde 1750, onde milhares de devotos comparecem para expressar sua veneração a Virgem Maria. É a conclusão de uma grande Romaria entre os dias 6 e 15 de Agosto, reunindo um enorme número de devotos e fiéis. É a romaria, em louvor à Virgem da Abadia, mais antiga do Brasil. Em São Paulo há uma maternidade sob a proteção da Virgem Maria. A sua festa é comemorada também em 15 de Agosto. É ainda a padroeira da Arquidiocese de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul e da cidade de Sidrolândia, no mesmo estado. Em Martinho Campos Minas Gerais, no Centro Oeste do Estado, fica mais uma Matriz dedicada a Nossa Senhora da Abadia, que é a padroeira da cidade, cuja fundação se deve a dois portugueses da região de Braga, os quais foram os primeiros a levarem uma imagem da padroeira para a cidade, quando de sua fundação ainda nos meados dos anos de 1880. Durante a semana que antecede o dia 15 de agosto, é celebrada a novena dedicada à Santa que termina com os festejos em uma solenidade em 15 de agosto de todos os anos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Abadia

Redescoberta milagrosa da imagem de Nossa Senhora da Abadia:

Mais tarde, por volta do ano 1100, um nobre ancião da corte portuguesa, chamado Pelágio Amado recebeu a graça da conversão. Ele abandonou sua vida de riquezas na corte e foi para a Ermida de São Miguel, perto de Braga. Lá ele viveu com um velho eremita que já vivia ali há muitos anos. Certa noite, os dois viram uma luz diferente que vinha do meio de um vale perto de onde estavam. Na noite seguinte o fato se repetiu. Então, os dois resolveram ir até o local quando se fez dia, para ver o que poderia estar fazendo brilhar aquela luz. Foi então que eles encontraram imagem de Nossa Senhora da Abadia escondida no meio das pedras. Os dois se prostraram agradecendo por esta graça tão especial.

A devoção recomeça:

Por causa da redescoberta, os dois eremitas mudaram o casebre em que viviam para o local onde encontraram a Santa. Lá, eles ergueram uma pequena e rústica capela e colocaram a imagem de Nossa Senhora da Abadia. A notícia da descoberta correu e chegou aos ouvidos do arcebispo de Braga. Este foi visitar o local e, depois de ver a pobreza em que os dois eremitas viviam, mandou construir ali uma igreja de pedra lavrada, digna de abrigar os dois santos e a imagem de Nossa Senhora. Aos poucos, outros eremitas se uniram aos dois e a fama dos milagres de Nossa Senhora da Abadia se espalhou em Portugal. Peregrinações começaram a acontecer. Fiéis de todos os cantos vinham rezar, pedir e agradecer pelas graças alcançadas. D. Afonso Henriques, rei de Portugal, foi visitar o santuário e deixou ali uma grande doação para o culto e as necessidades daqueles servos de Deus.

A devoção chega ao Brasil:

A devoção a Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil através dos portugueses e se instalaram primeiramente na região do Triângulo Mineiro. Nessa região, várias cidades têm como Padroeira Nossa Senhora da Abadia. Com o tempo, a devoção passou para Goiás, principalmente em Muquém e na antiga capital, Vila Boa, que ainda conserva sua Igreja Matriz, construída no século XVIII. Atualmente um dos locais mais famosos pelas romarias é o de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, antigo centro de garimpagem de diamantes. O Santuário de Nossa Senhora da Abadia atrai todos os anos, no dia 15 de agosto, um grande número de devotos e a procissão é famosa. Em Uberaba também é grande a devoção a nossa Senhora da Abadia.

A coroa de Nossa Senhora da Abadia:

A coroa de Nossa Senhora da Abadia nos lembra o Quinto Mistério Glorioso: a coroação de Maria como Rainha do céu e da terra. Ela é a Rainha dos Anjos, que está diante de Deus intercedendo por nós, seus filhos.

A túnica de Nossa Senhora da Abadia:

A túnica de Nossa Senhora da Abadia é branca com flores cor de rosa. O branco simboliza a pureza da Virgem Maria. As rosas simbolizam a alegria. E o motivo da alegria está nas mãos da Mãe: o Menino Jesus que nasceu para a salvação da humanidade.

O menino Jesus no colo:

O menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Abadia lembra-nos do amor de Deus, que entregou seu próprio filho para nos salvar. Esta é a razão de nossa maior alegria. Nesta imagem, Nossa Senhora como que nos apresenta seu Filho mostrando que Ele é o caminho. A auréola dourada ou, às vezes, coroa, sobre a cabeça do Menino Jesus simbolizam sua divindade. Ele é Deus.

O cinto e a gola vermelhos:

O cinto simboliza a prontidão para anunciar o Evangelho. Isso nos lembra que Maria está sempre pronta para nos mostrar Jesus, como ela o faz nesta imagem. Jesus é o Evangelho, a Boa Notícia de Deus para o mundo. A cor vermelha simboliza o sangue. Por isso, o cinto e a gola em vermelho nos lembram que o anuncio do Evangelho tem que conter o sofrimento que Jesus viveu por nós. Anunciamos Jesus vivo, vencedor, mas Ele passou pelo sofrimento e a morte.

O manto azul de Nossa senhora da Abadia:

O manto azul de Nossa senhora da Abadia tem dois significados: o céu e a verdade. Estes são os significados da cor azul nos símbolos cristãos. A imagem de Nossa Senhora com o manto azul nos fala do céu. Maria vem do céu e quer nos levar para o céu. O azul também nos diz que sua mensagem é verdadeira, é digna de confiança e fé. Quem crer nela não vai se decepcionar.

Os três anjos aos pés de Nossa Senhora da Abadia:

Os três anjos aos pés de Nossa Senhora da Abadia simbolizam que a Virgem Maria está no céu e nos lembram que ela é a rainha dos anjos. Por isso, os anjos estão a seus pés. O número três é o símbolo da Santíssima Trindade. Por isso, os três anjos aos pés de Maria nos dizem que ela tem autoridade para trazer sua mensagem aos homens em nome da Trindade.

Oração a Nossa Senhora da Abadia:

Senhora da Abadia, filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador, Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a Vós. Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo o que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho por vossas mãos de Mãe. Sou todo vosso, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé Católica, traindo a Jesus. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho (filha) e guardai-me sob o vosso manto protetor. Amém.

Oração à Nossa Senhora da Abadia:

Senhora dos Navegantes, Filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador. Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa Imagem, para consagrar-me inteiramente a vós.

Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé Católica sempre fiel a Jesus.

Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho e guardai-me sob o vosso manto protetor. Amém.

Fonte: Cruz terra Santa. http://www.cruzterrasanta.com.br

Oração à Nossa Senhora da Abadia:

Ó Senhora da Abadia, aqui estão os vossos filhos que, cheios de gratidão, vieram vos agradecer:
agradecer o Dom da vida; agradecer o Dom da fé; agradecer a vida divina,
agradecer a vida de família e de amizades; agradecer a vida da Igreja; agradecer os cem anos de celebração desta festa.
Estes vossos filhos, Senhora e Mãe,
vieram também pedir e suplicar:
olhai, ó Mãe, estes vossos filhos e suas famílias;
olhai, ó :Mãe, esta Paróquia e seu Vigário;
olhai, ó Mãe, esta diocese e seus Bispos;
olhai, ó Mãe, a Igreja e o Santo Padre, o Papa.
Fazei, ó Mãe e Rainha, que estes vossos filhos sejam testemunhas das verdades libertadoras anunciadas no Evangelho de vosso filho Jesus realizando o seu reino também na terra.
Ó Mãe, estes filhos querem gozar um dia de vossa presença na glória do céu, onde de corpo e alma estais com o Pai, reinais com vosso Filho Jesus e viveis com o Espírito Santo. Amém…

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ABADIA:

Senhora, mãe de Deus, que no cenáculo, após a ascensão de Jesus ao céu, presidistes as orações suplicantes dos Apóstolos para a vinda do Divino Espírito Santo; agora, que estais no paraíso à frente dos coros dos anjos e santos, presidi, também, Senhora nossa rainha, toda a nossa vida, orientando-nos para a pátria celeste, onde desejamos estar convosco cantando, eternamente, as glórias de Jesus.

Que Assim Seja. Amém…

Oração Nossa Senhora d’Abadia:

Ó Virgem Santíssima da Abadia!
Ouça nossas preces, atende a nossa oração que hoje vos fazemos humilde e confiadamente, arrependidos já dos muitos pecados com que temos ofendido ao vosso Santíssimo e a Vós.

Desçam Virgem piedosíssima, desse trono em que reinais neste Santuário Sagrado da Abadia de Muquém as bênçãos do céu para nós e todos aqueles por quem viemos pedir e rogar.

Seja nossa oração levada ao céu diante a Majestade Divina pelas vossas sagradas mãos para que mais facilmente consigamos aquelas graças que vos imploramos, se hão de ser para maior gloria de Deus, culto e honra vossa e nossa eterna salvação. Amém.

Fonte: Diocese de Uruaçu

“Ladainha de Nossa Senhora da Abadia”

Deus Pai do céu, tende piedade.
Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade.
Santíssima Trindade, piedade de nós.

1- Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!
Mãe de Jesus Cristo,…
Mãe da Igreja, ….
Senhora da Abadia, intercedei por nós!

2- Mãe dos oprimidos, rogai por nós!
Consoladora dos aflitos,…
Saúde dos enfermos, ….
Senhora da Abadia, intercedei por nós!

3- Mãe dos desempregados, rogai por nós!
Socorro dos trabalhadores,…
Refúgio dos pecadores, …
Senhora da Abadia, intercedei por nós!

4- Amparo das crianças, rogai por nós.
Espelho da juventude,…
Protetora das famílias,…
Senhora da Abadia, intercedei por nós,…

5- Mãe dos romeiros, rogai por nós.
Força dos caminhantes,…
Causa de nossa alegria,…
Senhora da Abadia intercedei por nós.

6- Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Estrela da evangelização,…
Virgem do Santo Rosário,…
Senhora da Abadia, interceda por nós!

7- Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos,…
Rainha dos profetas,…
Senhora da Abadia, intercedei por nós.
8- Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos missionários,…
Rainha de todos os santos,…
Senhora da Abadia, intercedei por nós.

9- Rainha concebida sem pecado, rogai por nós.
Rainha da paz,…
Rainha elevada ao céu,…
Senhora da Abadia, intercedei por nós

10-Rainha de nossa paróquia, rogai por nós.
Modelo de nossas equipes,…
Exemplo das comunidades,…
Senhora da Abadia, intercedei por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, piedade de nós.

Deixe uma resposta