Cânticos 3

Meditação sobre o Livro dos Cânticos 3 ou Cantares 3

De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade;pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma;busquei-o, e não o achei.
Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade;eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?
Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.
Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.
Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os pós dos mercadores?
Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel;
Todos armados de espadas, destros na guerra; cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos.
O rei Salomão fez para si uma carruagem de madeira do Líbano.
Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de ouro, o assento de púrpura, o interior revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém.
Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.
Cânticos 3:1-11

Reflexão

Inicia-se nesta seção central de Cantares o relato do sonho da mulher com o seu casamento e a relação amorosa que viria em seguida, na lua de mel. Este relato deverá abranger todo este capítulo e irá até o final do capítulo seis.

Quem é que não sonha com seu casamento e com a sua parceira que irá trilhar a vida lado a lado por toda a eternidade, até que a morte os separe?

Ela está sonhando com seu casamento e com as relações que irá ter com seu esposo. Que bênção poder dar vazão e alimentar esses sonhos para que venham a se concretizarem somente depois da bênção divina. Eu tenho pena dos jovens “livres” que julgando-se livres se entregam ao prazer sexual antes das bênçãos de Deus.

A falta de valor tão cedo ao que Deus abençoou é significado de rejeição a ele, o Senhor e o resultado disso não pode ser outro se não o fato de doravante viverem atrás de novos e novos parceiros para sua satisfação sexual, sempre colocando a culpa no outro ou na incompatibilidade de gênios. Lamentável!

Eu tenho dito que não é livre o que faz o que quer, quando quer, da forma que quer, mas aquele que se controla e se domina em tudo para fazer o que quer quando Deus quiser. Este sim é livre e não àquele. Quem faz o que quer, quando quer e da forma que quiser é escravo do pecado que não consegue dizer não, nunca.

Em seu sonho o busca de noite e depois de se angustiar um pouco, o encontra e se delicia na casa de sua mãe, na câmara daquela que a gerou. Tudo tão belo e santo, forte e intenso, misterioso e cheio de graça.

Fonte: http://www.jamaisdesista.com.br/

Belíssima canção católica inspirada na livro bíblico de Cântico dos Cânticos ou Cantares. É um verdadeiro HINO AO AMOR Ágape.

Título Original: “Ma toute Belle” da banda Gen Rosso

Composição: Nino Mancuso

Deixe uma resposta