Salmo 130

Oração pedindo a ajuda de Deus
Canção de peregrinos.

Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR.
Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.
Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?
Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.
Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção.
E ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades.
Salmos 130:1-8

130.1-8 quando estava em profundo desespero. Uma das coisas maravilhosas sobre o Senhor é que podemos clamar por ele em qualquer lugar. O salmista aqui começa a clamar por Deus nas profundezas das suas dificuldades. Mesmo nos maiores buracos e depressões em que nos encontramos na vida podemos pedir socorro a Deus. O Senhor abre os seus ouvidos e se inclina para nós, nos ouve, nos atende e também nos ensina a esperar (v. 6).
130.3-4 uma lista dos nossos pecados. Às vezes nos damos conta de que fizemos coisas erradas. A nossa consciência nos acusa e reconhecemos que somente a misericórdia de Deus poderá nos ajudar. Outras vezes, nem percebemos as coisas terríveis que fazemos… Se não fosse o perdão de Deus, todos estaríamos perdidos! por isso nós te tememos. É maravilhoso ter respeito, consideração e prestar contas a um Deus perdoador e bondoso, e não vingativo e punidor!
130.5-7 eu espero pelo Senhor. Esperar talvez seja uma das coisas mais difíceis da vida. Abraão esperou 25 anos pelo nascimento de Isaque. Noé esperou muito tempo para que chovesse. A Bíblia está cheia de esperas que foram recompensadas segundo as promessas de Deus; e também de pessoas que esperaram sem saber qual seria a resposta de Deus. Mas ela diz que podemos esperar pelo Senhor e pela sua palavra ainda mais que as sentinelas esperam pelo amanhecer. Podemos crescer na espera pelo Senhor até o ponto em que isso já faça parte da bênção. Esperar no Senhor nem sempre significa que vamos ter a resposta desejada, mas que sempre teremos a confiança do seu amor eterno. Sempre teremos a certeza da redenção e o perdão pelos pecados.
130.8 salvará… o seu povo de todos os seus pecados. Mesmo vivendo muito antes de Jesus Cristo vir à terra, o salmista já percebe qual é o real problema, qual é a verdadeira escravidão que nos condena: os nossos próprios pecados. Este último verso é praticamente o significado literal do nome “Jesus”, portanto, mais uma promessa bíblica cumprida em Cristo, conforme o que o anjo disse a José: “você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21, veja nota).

Deixe uma resposta