HISTÓRIA E ORAÇÃO DE SÃO TARCÍSIO

São Tarcísio é um menino santo. Tarcísio por volta do ano 260. Ele é o padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários. Isso pelo fato de ele ter sido acólito (coroinha), aquela pessoa que ajuda o sacerdote nas missas e prestava seus serviços na Igreja de Roma.

Sao Tarcisio5

Perseguição:

Durante a perseguição de Valeriano, imperador de Roma (253-260), muitos cristãos foram presos e martirizados. Enquanto estavam na prisão esperando a morte, esses cristãos desejavam receber a Santa Eucaristia para se fortalecerem com o Corpo de Cristo. Mas era muito difícil entrar nas cadeias com a Santa Comunhão.

Sao Tarcisio6

Um menino cheio de coragem:

O Papa Sisto II queria, mas não podia levar a Eucaristia aos presos antes de serem mortos. Então, com apenas 12 anos de idade, Tarcísio se ofereceu para fazer este serviço. Ele dizia estar disposto a até mesmo dar a sua vida para que as hóstias sagradas não caíssem nas mãos dos pagãos. Mas o papa, olhando para ele, disse: “És jovem ainda, Tarcísio, e não sabes desempenhar esta santa missão”. Tarcísio retrucou: “Tanto melhor, porque de mim ninguém desconfiará, podendo de tal maneira me aproximar de nossos irmãos encarcerados. E também sei guardar as Santas Hóstias e nunca as entregarei aos pagãos.” Diante de tal atitude o papa não teve dúvida e entregou a ele uma caixa de prata com as Hóstias.

Sao Tarcisio2

Perseguição:

E Tarcísio foi cumprir sua missão. Caminhava firme pelas ruas, quando outros meninos o chamaram para brincar, pois faltava um para completar a brincadeira. Tarcísio se desculpou, dizendo estar com pressa. Um rapaz pegou-o pelo braço e quis forçá-lo. Tarcísio resistiu. Então, perceberam que ele segurava algo. Curiosos perguntaram o que era. Não atendendo às suas exigências, tentaram arrancar o segredo de suas mãos. Uma pessoa que passava pelo local, vendo a confusão, disse: “Ele leva o Deus dos cristãos!” Então, os rapazes caíram sobre o pobre menino para lhe arrancar à força as Santas Hóstias.

Sao Tarcisio8

Força sobrenatural:

Tarcísio segurava com tanta firmeza o tesouro, que força alguma conseguiu arrancá-lo. Porém, eles espancaram e maltrataram Tarcísio sem piedade. Exausto e quase morto, segurava as Santas Hóstias com força sobrenatural. Bateram nele e o apedrejaram. E, mesmo desmaiado, já quase morto, São Tarcísio não soltou o corpo de Cristo em suas mãos. De repente, então, surgiu um soldado romano, que também era um cristão disfarçado, mas já era tarde demais. Tarcísio já estava quase morto. Mas, aí, movido pela força de Deus, o menino soltou o Corpo de Cristo, entregou a caixa de prata ao soldado e faleceu. Depois de morto, o soldado levou seu corpo para as catacumbas, onde Tarcísio foi sepultado.

Sao Tarcisio9

Veneração:

Ainda é possível ver inscrições e restos arqueológicos sobre São Tarcísio nas famosas catacumbas de São Calisto. As inscrições comprovam a veneração a São Tarcísio. O Santo Papa Damaso I fez uma inscrição em seu túmulo, que diz: “Enquanto um criminoso grupo de fanáticos se atirava sobre Tarcísio que levava a Eucaristia, o jovem preferiu perder a vida, antes que deixar aos raivosos o Corpo de Cristo”. Sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.

Sao Tarcisio10

Papa Bento XVI:

EM 04 de Agosto de 2010 o Papa Bento XVI encontrou-se com cerca de 50 mil coroinhas – entre crianças, adolescentes e jovens e foi o próprio Pontífice que nos conta…
Primeiro Milagre São Tarcísio
(…)Em agonia o coroinha Tarcísio, foi levado ao sacerdote por um oficial pretoriano chamado Quadrato que, ocultamente, também viria a tornar-se cristão. Chegou ali sem vida, mas apertado ao peito ainda conservava um pequeno pedaço de linho com a Eucaristia. Foi sepultado imediatamente nas Catacumbas de São Calisto.
O Papa Dâmaso mandou fazer uma inscrição para o túmulo de São Tarcísio, segundo a qual o jovem morreu no ano 257. O Martirológio Romano fixa a sua data no dia 15 de Agosto, e no mesmo Martirológio inclui-se também uma bonita tradição oral, segundo a qual no corpo de São Tarcísio não foi encontrado o Santíssimo Sacramento, nem nas mãos, nem na sua roupa. Explicou-se que a partícula consagrada, defendida com a vida pelo pequeno mártir, se tinha tornado carne da sua carne, formando de tal modo com o seu corpo uma única hóstia imaculada, oferecida a Deus.
Lembrando o exemplo de São Tarcísio, patrono dos coroinhas e que morreu martirizado, o Santo Padre afirmou:
“A nós, provavelmente, não é pedido o martírio, mas Jesus nos pede a fidelidade nas pequenas coisas, o recolhimento interior, a participação interior, a nossa fé e o esforço de manter presente este tesouro na vida de todos os dias. Pede-nos a fidelidade nas tarefas diárias, o testemunho do Seu amor, frequentando a Igreja movidos por uma convicção interior e pela alegria da Sua presença”.
Bento XVI expressou sua alegria pelo encontro com os acólitos, que lhe fez recordar o tempo em que ele mesmo era coroinha.
“Sois numerosos! Já sobrevoei a Praça de São Pedro com o helicóptero e vi todas as cores e a alegria que está presente nesta Praça! Então, vós não somente criais um ambientes de festa na Praça, mas tornais ainda mais alegre o meu coração! Obrigado!”, disse.
Por fim, Bento XVI dirigiu-se aos coroinhas do mundo todo, pedindo que eles desempenhem com amor, devoção e fidelidade os seus compromissos, preparando-se interiormente para a participação na Santa Missa.

A estátua de São Tarcísio, abençoada pelo Papa e que será colocada junto às Catacumbas de São Calisto
“Servi com generosidade a Jesus presente na Eucaristia. É uma tarefa importante, que vos permitis estar particularmente próximos ao Senhor e crescer em uma amizade verdadeira e profunda com Ele. […] Vós emprestais a Jesus as vossas mãos, os vossos pensamentos, o vosso tempo. Ele não deixará de recompensá-los, dando-vos a verdadeira alegria e fazendo-vos sentir onde está a felicidade mais plena. São Tarcísio mostrou-nos que o amor pode levar-nos até mesmo o dom da vida por um bem autêntico, pelo verdadeiro bem, pelo Senhor”.
Estátua
O Santo Padre também abençoou uma estátua de São Tarcísio, construída e apresentada na Suíça, em 2008, e que peregrinou por Luxemburgo e Hungria até chegar à Praça de São Pedro.
“A estátua será colocada junto às Catacumbas de São Calisto, onde São Tarcísio foi sepultado. O desejo que dirijo a todos é de que aquele lugar, ou seja, as catacumbas de São Calisto e esta estátua, possam se tornar um ponto de referência para os coroinhas e para aqueles que desejam seguir Jesus mais de perto através da vida sacerdotal, religiosa e missionária”, disse Bento XVI.
Fonte:Vaticano e Radio Coração

Sao Tarcisio7

Oração a São Tarcísio:

São Tarcísio, nosso padroeiro! Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus.

Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós,

ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar.

Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir,

desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia.

Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade.

Escrito por Matheus Klaus

Oração a São Tarcísio:

São Tarcisio(Padroeiro dos acólitos – coroinhas)

Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais a gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia.

Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo.

Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé.

Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Fazer o Pedido).

Graças e louvores se dê a cada momento, ao Digníssimo Santíssimo Sacramento.

Share Button

Oração a São Tarcísio:

Glorioso São Tarcísio, mártir da Eucaristia, puro e humilde de coração, rogo pela pureza de minha pobre alma e de meu corpo. Por vossa angélica pureza, mártir de Cristo, rogo-vos que intercedas por mim ante o Cordeiro Imaculado: Jesus Cristo e ante a Sua Mãe Santíssima, a Virgem das Virgens, e me preserva de todo o pecado mortal.
Glorioso São Tarcísio, não permitas que eu seja manchado com alguma mancha de impureza, mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos imundos , despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus Cristo, imprimi profundamente em meu coração o santo sentimento do amor a Deus. Inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos aqui na terra, mereça gozar de Deus Convosco no Céu.

Que assim seja.

Oração a São Tarcísio:

Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia.
Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo.
Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé.
Livre-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido).
Graças e louvores se dê a cada momento, ao Digníssimo Santíssimo Sacramento.

Ladainha de São Tarcísio

Senhor, tende piedade de nós (bis)
Cristo, tende piedade de nós (bis)
Senhor, tende piedade de nós (bis)

Pai do céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós!
São José pai de Jesus, rogai por nós!
São Tarcísio exemplo de vida cristã, rogai por nós!
São Tarcísio modelo de coração puro, rogai por nós!
São Tarcísio acólito exemplar, rogai por nós!

Oh! São Tarcísio, rogai por nós!
São Tarcísio dedicado à santa vontade de Deus, rogai por nós!

São Tarcísio acólito fiel do santo papa, rogai por nós!
São Tarcísio perseverante na fé, rogai por nós
São Tarcísio acólito dedicado, rogai por nós!
São Tarcísio acólito do céu, rogai por nós!
São Tarcísio mártir da Eucaristia, rogai por nós!

Oh São Tarcísio, rogai por nós!
São Tarcísio dedicado à santa vontade de Deus, rogai por nós!

São Tarcísio nosso exemplo, rogai por nós!
São Tarcísio nosso padroeiro, rogai por nós!
São Tarcísio nos ensine, rogai por nós!
São Tarcísio nos proteja, rogai por nós!
São Tarcísio nos livre do mal, rogai por nós!

Oh São Tarcísio, rogai por nós
São Tarcísio dedicado a santa vontade de Deus, rogai por nós!

Ladainha de autoria de Matheus José Aquino da Paróquia Santa Luzia, Diocese de Guarulhos.

One thought on “HISTÓRIA E ORAÇÃO DE SÃO TARCÍSIO”

Deixe uma resposta