História e Oração à Santa Ana mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus.

Santa Ana ou Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. As referências que chegaram até nós sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

O nome a descendência de Santa Ana:

O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Santa Ana era de família descendente do sacerdote Aarão. Ela era esposa de um santo: São Joaquim que, por sua vez, era descendente da família real de Davi. Nesse casamento estava composta a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus.

Um casal comum:

Santa Ana se casou jovem como toda moça em Israel naquele tempo. A tradição diz que São Joaquim era um homem de posses e bem situado na sociedade. Ambos viviam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje está a Basílica de Santana. O casal se relacionava com pessoas de todo Israel, especialmente nas festas em Jerusalém.

A esterilidade de Santa Ana:

Santa Ana, porém, tinha um grave problema: era estéril. Não conseguia engravidar mesmo depois de anos de casada. Em Israel daquele tempo a esterilidade era sempre atribuída à mulher, por causa da falta de conhecimento. A mulher estéril era vista como amaldiçoada por Deus. Por isso, Santa Ana sofreu grandes humilhações. São Joaquim, por sua vez, era censurado pelos sacerdotes por não ter filhos. Tudo isso fazia com que o casal sofresse bastante.

A concepção milagrosa de Maria:

Santa Ana e São Joaquim, porém, eram pessoas de fé e confiavam em Deus, apesar de todo sofrimento que viviam. Assim, num dado momento da vida, São Joaquim resolveu retirar-se no deserto, para rezar e fazer penitência. Nessa ocasião, um anjo lhe apareceu e disse que suas orações tinham sido ouvidas.
Ao mesmo tempo o anjo apareceu também a Santa Ana confirmando que as orações do casal tinham sido ouvidas. Assim, pouco tempo depois que São Joaquim voltou para casa, Ana engravidou. Parece que através do sofrimento, Deus estava preparando aquele casal para gerar Maria, a virgem pura concebida sem pecado.

O nascimento de Maria:

Segundo a Tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Santa Ana deu à luz uma linda menina à qual o casal colocou o nome de Miriam, que em hebraico, significa “Senhora da Luz”. Na tradução para o latim ficou “Maria”. A vergonha tinha ficado para trás. E daquela que todos diziam ser estéril nasceu Nossa Senhora, a mãe do Salvador.
Santa Ana e São Joaquim são de fundamental importância na História da Salvação. Não só pelo nascimento de Maria, mas também pela formação que deram à futura Mãe do Salvador.

Devoção à Santa Ana:

A devoção a Santa Ana e São Joaquim é muito antiga no Oriente. Eles foram cultuados desde o começo do cristianismo. No século VI a devoção a eles já era enraizada entre os fiéis do Oriente. No Ocidente, o culto a Santana remonta ao século VIII. Em 710, as relíquias da avó de Jesus foram levadas de Israel para Constantinopla e, de lá, foram distribuídas para várias igrejas. A maior dessas relíquias ficou na igreja de Sant’Ana, em Durem, Alemanha.
No ano de 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho. Na década de 1960 o Papa Paulo VI juntou a esta data a comemoração de São Joaquim. Por isso, no dia 26 de julho comemora-se também o “Dia dos Avós”.

Aparição de Santa Ana em Auray, na França:

Em 1625 um fato extraordinário mudaria o foco da devoção a Santana. No vilarejo de Auray, na França, ela apareceu a um homem chamado Yves Nicolazic. Na aparição Santana disse: “Yves Nicolazic, não temas. Eu sou Ana, mãe de Maria. Dize a teu pároco que neste local da Terra, chamado Bocenno, existia, outrora, uma capela que me era dedicada, e isso, antes mesmo que houvesse qualquer aldeia por aqui. Era a primeira capela erguida em toda a região. Ela foi destruída há 924 anos e seis meses. Desejo que uma nova capela seja erguida neste local, o mais depressa possível, e que cuideis dela, porque Deus quer que eu seja honrada nesta área.”
Yves Nicolazic obedeceu e levou o povo do vilarejo ao local indicado por Santana. Lá, encontraram a antiga imagem, tal qual Santana havia dito. O bispo da diocese de Vannes, Dom Rosmadec, mandou investigar os fatos. Os estudiosos confirmaram tudo que fora anunciado por Santana.
Yves Nicolazic tornou-se construtor. Ele foi pedreiro e mestre de obras na construção da Igreja de Santana em Auray.
O papa João Paulo II fez uma visita a Auray em 1996. Depois disso, o número de peregrinos subiu para cerca de 800 mil pessoas por ano.

Santa Ana padroeira dos avós:

Santana é a padroeira dos avós. Mas também é invocada pelas mulheres que não conseguem engravidar. Santana é também a padroeira da educação, tendo educado Nossa Senhora e influenciado profundamente na educação de Jesus.
Santa Ana, avó de Jesus. Ela sabe dar o carinho e atenção das avós. Ela conhece o aconchego que só as avós podem dar aos netos. Por isso, recorramos a Sant Ana com confiança. Com a mesma confiança que nos aproximamos de nossas tão queridas avós para pedir as graças que precisamos.

Oração a Santa Ana (Sant’ anna), mãe de Nossa Senhora

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a santa Ana a graça de dar a vida à mãe de vosso filho Jesus, olhais por todas as famílias que lutam para sobreviver e que se encontram em grandes dificuldades de relacionamento. Que os lares sejam lugares abençoados e plenos de acolhimento e de compreensão.
Santa Ana, nossa padroeira, olhai para as crianças, acompanhai os adolescentes e jovens, amparai os idosos e doentes de nossa sociedade.
Que todas as pessoas possam contar sempre com as bênçãos de vossa proteção. Santa Ana, eu ainda vos peço (fazer o pedido); neste dia dai-me a graça que tanto necessito.
Santa Ana, rogai por nós! Amém!

Oração de Santa Ana

Oh! Gloriosa Santa Ana, tem piedade daqueles que a invocam e preenche com seu amor aqueles que sofrem, carregados de tristeza, com o peso de nossas preocupações.

Nós nos lançamos s seus pés e humildemente lhe suplicamos de tornar viável o pedido que colocamos sobre sua especial protecção (fazer o pedido). Por favor, entregue-o a sua filha, a Abençoada Virgem Maria, e coloque-o diante do trono de Jesus, para que Ele possa conduzi-lo a um final feliz. Por favor continue a interceder por nós, até que nosso pedido seja alcançado. Acima de tudo, alcance-nos a graça de um dia presenciarmos Deus face a face e com vós e Maria e todos os santos orando e abençoando-nos por toda a eternidade. Amém.

Rezar a seguinte oração 3 vezes:

Querida Santa Ana, mãe daquela que é nossa vida, nossa doçura e nossa esperança, rogai a Ela por nós e realizai nosso pedido.

Querida Santa Ana, rogai por nós.

Orações,Oração a Santa Ana

Ó Senhora Santa Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebestes São Joaquim por esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo.

Formando Vós família tão santa, confiantes nós pedimos por esta nossa família. Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos Pais deste lar, que vivam na Santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos Filhos desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou. E a Todos nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para juntos sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo. Amém.

Orações,Oração a Santa Ana, Mãe de Maria Santíssima

Oh, tu que não és bendita entre todas as mulheres,
Mas que geraste aquela que é;
Tu que és, plenamente, uma de nós, irmã de nossas misérias e partícipe de nossas humilhações,
Estéril, cujo nome nos chega, entre as brumas da lenda,
Tu que alcançaste aquela que alcançou graça diante de Deus,
Fonte da fonte e mãe da Mãe que nos foi dada,
Roga por nós e pelos pobres frutos de nossos ventres,
Doces e amargos frutos que, como tu, queremos dar a Deus.
Tu que guiaste a que foi guia do Caminho,
Indica-nos a via.
Tu que ensinaste a que foi mestra daquele que é a Verdade,
Ensina-nos a ensiná-los.
Tu que deste à luz a Mãe da Vida,
Mostra-nos como gerá-los para a vida eterna.

Amen.

Orações,Oração a S. Joaquim e Sant´Ana

Oração pelos avós e idosos

Ó beatíssimos pais da Mãe de Deus, S. Joaquim e Sant´ana, eu vos saúdo e bendigo com devoção e amor. Alegro-me de todo o coração pela vossa glória e por aquela sublime prerrogativa pela qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Rogai por mim a Jesus e a Maria para que eu os agrade em tudo. Tende piedade de mim como os pais têm de seus filhos. Sede meus consoladores na vida e na morte. Assisti-me na minha última agonia, para que dignamente receba os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possa chegar ao céu.

Orações,Oração-saudação a Nossa Senhora e Santa Ana

Deus Vos Salvé, ó Maria, cheia de graça o Senhor é convosco, e nossa graça seja comigo; bendita sois Vós entre as mulheres e bendita seja Santa Ana, Vossa Mãe, da qual nascestes, ó Virgem Maria, sem mácula, sem pecado; de Vós porém nasceu Jesus Cristo, Filho de Deus vivo. Amem.

Orações,Novena à Santa Ana

Oh! Gloriosa Santa Ana, tem piedade daqueles que a invocam e preenche com seu amor aqueles que sofrem, carregados de tristezas, com o peso de nossas preocupações.

Nós nos lançamos a seus pés e humildemente lhe suplicamos de tornar viável o pedido que colocamos sobre sua especial proteção (……….)

Por favor, entregue-o à sua filha, a Abençoada Virgem Maria, e coloque-o diante do trono de Jesus, para que Ele possa conduzi-lo a um final feliz.

Por favor, continue a interceder por nós, até que nosso pedido seja alcançado.

Acima de tudo, alcance-nos a graça de um dia presenciarmos Deus face a face e com você e Maria e todos os Santos orando e abençoando (…….) por toda a eternidade. Amém

Rezar a seguinte oração três vezes:

Querida Santa Ana, mãe daquela que é nossa vida, nossa doçura e nossa esperança, rogai a Ela por nós e realize nosso pedido.

Querida Santa Ana, rogai por nós

Querido São Joaquim, rogai por nós.

Orações,Novena a São Joaquim e Santa Ana

Oração Inicial para todos os dias

Oh! Digníssimos avós de Cristo, Joaquim e Ana!

Eu, miserável pecador, tenho grandíssima confiança em vossos méritos e seguro amparo, sabendo que nada Vos negará vosso Neto e Filha, Jesus e Maria.

Pois ao presente me valho com um singular pedido e grave necessidade, venho eficazmente implorar vosso patrocínio, durante esta Novena, oferecendo cada dia alguma devoção a honra vossa, para que por vossa intercessão consiga eu a esperança que desejo da divina misericórdia, sendo meu fim principal e o que sinceramente pretendo, a maior glória de Deus e a salvação de minha alma.

Queira sua Divina Majestade, por vossos altos merecimentos, escutar piedosa meus rogos, permitir que depois desta Novena consiga eu o que nela fervorosamente vos peço. Amém.

Com humilde e devoto coração chego hoje pela primeira

(segunda, Terceiro a etc.) vez a vossa presença,

Oh! Gloriosíssimos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana:

Confiado vos suplico sejam meus fiéis intercessores para com Deus a fim de que por vossas heróicas virtudes me concedam o que tanto desejo e tenho certeza de que vós não me ignoram.

Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana, grandíssima é a confiança que em vos tenho, crendo que o clementíssimo Deus não poderá negar se a meus pedidos se Vos dignais de patrocina-los e recomenda-los com uma só palavra, pois a medida da soberana honra com que o eterno Pai Vos tem exaltado entre todos os demais Santos para digníssimos avós de seu Unigênito, será no trono de sua misericórdia poderoso vosso amparo, e felizes vossos devotos!

Se o Filho Vos avantajou, até admitir-Vos por gloriosos pais de sua Mãe Santíssima não pode deixar de escutar Vos agora no céu, cumprindo vossas intercessões;

E se o Espírito Santo vos tem reconhecido por tão retos, que entre todos os justos da lei antiga vos escolheu por mananciais da graça,

Como vos recusará ao que agora pedireis para mim, pobre pecador?

E finalmente, se a Santíssima Trindade vos tem honrado na terra, mais que a outros Santos, sem dúvida agora no céu irá compadecer e atender a vossa súplica.

Por isto vivo seguro, Oh! Santos protetores meus, Joaquim e Ana! de que rogando vós por mim infalivelmente, serei consolado em meu trabalho.

Ouvi-me, piedosos advogados meus, e rogai a Deus por mim.

Chegai ao trono da Santíssima Trindade, representando minha aflição com palavras santas, pedindo por sua infinita bondade que tenha misericórdia de mim.

Oh! amantíssimos, benigníssimos e clementíssimos patronos meus, Joaquim e Ana, ouvi minha oração, alcançando-me o que peço; auxiliai em minha necessidade!

Vos encomendo do mais profundo de meu coração e rogo que me socorreis piedosíssimamente.

Falai a vosso dulcíssimo Neto uma só palavra carinhosa por mim, dizendo:

Amantíssimo Jesus, em nossa contemplação apiedamo-nos de esse humilde pecador, e concedei o que tão fielmente solicita.

Escutai pela muita confiança que em vós temos posto, sem permitir que saíamos desconsolados.

Primeiro Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, o jubilo que sentistes quando o arcanjo Gabriel vos revelou a cerca do desejado Messias e de vosso casamento;

Por isto vos suplico me alcanceis de Deus o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Segundo Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a sumo alegria que tivestes quando se cumpriu vosso Santo casamento;

E por ele vos suplico me alcanceis de Deus paciência em minhas aflições e sossego espiritual da alma, com o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Terceiro Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a esperança com que ouvistes do arcanjo Gabriel o término de vossa esterilidade e a eleição para serem pais de Maria Santíssima;

Por isto vos suplico alentais meu triste coração e me alcanceis piedade e de vosso dulcíssimo neto Jesus, com o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Quarto Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana! o regozijo que vos causou a Concepção Puríssima de Maria;

Por isto vos suplico me alcanceis de Deus graças para servir, segundo a obrigação, de meu estado, e o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Quinto Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a alegria com que vistes nascida a Maria Santíssima, Filha vossa,

E por isto vos suplico me alcanceis de Deus uma perfeita resignação a sua divina Providência, e o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Sexto Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, o alívio que recebestes tendo em vossos braços, Maria Santíssima;

E por isto vos suplico me alcanceis de Deus uma verdadeira dor de todas as minhas culpas, e o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Sétimo Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana, o gosto com que oferecestes a vossa Filha no Templo ao serviço de Deus;

E por isto vos suplico me alcanceis de sua Divina Majestade um sincero amor seu, e o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Oitavo Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a glória que vos cumulou quando o arcanjo Gabriel vos revelou que de vossa Filha Santíssima nasceria o desejado Messias;

E por isto vos suplico me alcanceis dEle uma ardente caridade ao próximo e o que peço nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Nono Dia

Oração

Vos recordo, Oh! Nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, o júbilo, alegria, esperança, regozijo, alívio, gosto e glória inefável com que ao presente estais vendo para sempre a seus dulcíssimo Neto e Filha, Jesus e Maria;

E por isto vos suplico me alcanceis uma morte feliz em graça, e o que tenho pedido nesta Novena.

Fazer o pedido. Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

4 thoughts on “História e Oração à Santa Ana mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus.”

  1. Eu, sigo a história de SANTA ANA, faço orações diariamente, faço a novena, pedindo sempre que possamos receber uma benção na minha vida, que SANTA ANA seja a nossa ADVOGADA e nos defenda e nos proteja contra todos os nossos inimigos, inclusive os ocultos. Peço também que SANTA ANA possa estar protegendo meus filhos, PATRICIA VIVIANE e ANDERSON. Que nada de mal possa vir afetar a vida deles e seus filhos. A M É M. !!!

  2. ola gostaria de receber a oração doa avós de Jesus, Ana e Joaquim,para pedir a proteção a profissão.obrigado

  3. Bom dia
    Amei esta página, temos tesouros selecionados próprio para o amaforecimento e fortalecimento de nossa fé.

Deixe uma resposta